sábado, 6 de abril de 2013

Pais Mediadores

As inúmeras dificuldades enfrentadas e a crescente preocupação de pais e educadores com o processo educativo das crianças motivaram, em muitos países, a criação de programas direcionados aos pais. Esses programas os ensinam a serem "terapeutas comportamentais" de si e dos próprios filhos e vêm sendo utilizados, com sucesso, há mais de 25 anos (Barkley, 1997; McMahon, 1999).

O treinamento de pais tem sido aplicado com diversos objetivos, entre eles o tratamento de problemas explícitos de comportamento (birras, agressões, desobediência excessiva etc.). Por exemplo, Haase, Freitas, Natale e Pinheiro (2002) adaptaram um programa de treinamento para pais objetivando estimular a interação social em uma criança com epilepsia.

A idéia de introduzir este modelo triádico, em que os pais se transformam em mediadores, tem base nos conceitos já discutidos, de que grande parte dos comportamentos inadequados das crianças se manifesta e é mantida devido aos déficits de habilidades sociais apresentados pelos próprios pais para manejar os comportamentos de seus filhos.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300009

Nenhum comentário:

Postar um comentário